Mar . 2017


A 37ª Reunião Ordinária do Conselho do Mosaico Mantiqueira foi realizada no dia 22 de março na Câmara Municipal de Cruzeiro – SP. Na abertura, Elias Adriano (Associação Jaguamimbaba) deu boas vindas a todos, destacou a importância do Dia Mundial da Água e apresentou um histórico sobre o desenvolvimento da cidade de Cruzeiro. A Secretaria-executiva do Mosaico informou que foram encaminhados por correio ofícios para as 38 prefeituras localizadas no território do Mosaico e também para o Inea, Semads, Sema e Prev-fogo (Ibama), todos sem qualquer resposta, exceto o que foi enviado à Semads em virtude de ter havido apoio por parte da Raquel Costa (APA Fernão Dias) que encaminhou o mesmo diretamente ao responsável pelo setor.

Após diversos informes dos conselheiros, foi apresentado o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais enviado pela Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Previncêndio MG e em seguida Leonardo Cândido (Parque Nacional do Itatiaia) apresentou a proposta de manejo integrado do fogo, que realizará uma queima induzida no Planalto do Itatiaia na próxima semana, para a qual estão convidados interessados no tema.

Após, Jetther Bineli e Guilherme Russo, diretores da empresa de comunicação Direito de Expressão apresentaram um resumo da proposta de um documentário sobre a Serra da Mantiqueira, iniciativa por todos apoiada. Ao final, a reunião deliberou por elaborar propostas de participação do Mosaico no aniversário de 80 anos do Parque do Itatiaia  e prosseguir no levantamento de informações cartográficas para renovação do mapa do Mosaico. A próxima reunião do colegiado será realizada no dia 28 de junho na RPPN Ave Lavrinha, em Bocaina de Minas.

Criado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria nº 351 de 11 de dezembro de 2006, tem o objetivo de integrar e ampliar as várias ações já existentes para a conservação do patrimônio natural e cultural da região e é composto por 23 Unidades de Conservação (UC) públicas localizadas na região, além de diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).  A área do Mosaico Mantiqueira abrange cerca de 729.138 hectares nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sendo que 434.108 hectares correspondem à Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira.

O Mosaico Mantiqueira integra o Corredor da Biodiversidade da Serra do Mar, onde também estão constituídos o Mosaico Bocaina e o Mosaico Central Fluminense, criados em 2006, além dos mosaicos Carioca e Mico Leão Dourado, mais recentes.