Feb . 2017


No dia 25 de janeiro, no Parque Nacional do Itatiaia, foi realizada a 36ª reunião do Conselho do Mosaico Mantiqueira, quando se trataram de diversos assuntos, apresentados e discutidos pelos conselheiros presentes.

Embora não previsto na pauta, a secretaria-executiva informou sobre a situação dos guarda-parques do estado do Rio de Janeiro, em vias de terem seus contratos temporários definitivamente encerrados, apenas com perspectiva de contratação de uma Organização Social, mas cujo primeiro edital não teve interessados, situação que pode vir a comprometer diretamente a gestão do Parque Estadual da Pedra Selada.

Outro ponto foi a intensa agenda de atividades em andamento no âmbito da APA da Serra da Mantiqueira, com apoio dos conselheiros, que inclui o edital aberto para vagas restantes no Conapam, o início dos trabalhos do plano de manejo e a transformação do Grupo de Trabalho de Montanhas em Câmara Técnica de Montanhas, em vista de seu caráter permanente, e que visa contribuir para o desenvolvimento de uma política nacional de montanhas, com temas diversos como eventos, estradas, fogo, produção e outros. A CT de Comunicação da APA da Serra da Mantiqueira está organizando cinco eventos, discutindo parcelamento de solo em áreas rurais e legislação fundiária; conservação de estradas; água mineral; 3º encontro de RPPNs e curso de guias de montanha. A APA também participa no projeto de PSA liderado por Extrema, que teve como ponto de partida o encontro sobre PSA promovido pelo Mosaico. Registrou-se, além disso, o sucesso do Segundo Encontro de RPPNs da APA da Serra da Mantiqueira na RPPN Pedra da Mina, em Queluz-SP, organizado pelo respectivo Grupo de Trabalho.

Outra atividade da reunião foi a revisão do Plano de Ação do Mosaico Mantiqueira, cuja primeira versão foi elaborada em 2011. Foram definidas algumas pautas para 2017, ente elas o combate a incêndios, participação nos 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia, continuidade dos GT Javali e Araucária, e consolidação de novo mapa do Mosaico.

O colegiado definiu o Calendário de reuniões 2017, da seguinte forma: 22 de março – Cruzeiro-SP; 28 de junho – RPPN Ave Lavrinha-Bocaina-MG; 23 de agosto – Camanducaia-MG, e; 22 de novembro – Parque Nacional do Itatiaia.

Criado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria nº 351 de 11 de dezembro de 2006, tem o objetivo de integrar e ampliar as várias ações já existentes para a conservação do patrimônio natural e cultural da região e é composto por 23 Unidades de Conservação (UC) públicas localizadas na região, além de diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).  A área do Mosaico Mantiqueira abrange cerca de 729.138 hectares nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sendo que 434.108 hectares correspondem à Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira.

O Mosaico Mantiqueira integra o Corredor da Biodiversidade da Serra do Mar, onde também estão constituídos o Mosaico Bocaina e o Mosaico Central Fluminense, criados em 2006, além dos mosaicos Carioca e Mico Leão Dourado, mais recentes.