Jul . 2017


O Conselho do Mosaico Mantiqueira realizou sua 38ª Reunião Ordinária no dia 28 de junho de 2017 na RPPN Ave Lavrinha, em Bocaina de Minas. A reunião foi aberta pelo representante da RPPN, Nilo Jardim, que deu boas vindas a todos e apresentou o histórico e as principais atividades desenvolvidas no local. A Reserva não se limita ao trabalho de conservação, recuperação e pesquisa ambiental, mas também possui uma excelente estrutura na qual são realizadas atividades educativas em parceria com a Apae de Bocaina.

Após diversos informes dos conselheiros o grupo discutiu a aplicação dos critérios para eventos e corridas de montanhas, considerando que essas atividades continuam ocorrendo à revelia da APA da Serra da Mantiqueira, descumprindo a normativa estabelecida para tais eventos, o que vem resultando em danos ambientais e na aplicação de penalidades aos infratores, conforme alertado pela Associação de Montanhismo e Proteção da Serra da Mantiqueira -AMPM. Visando superar esta situação, a Flona de Passa Quatro realizará um esforço no sentido de reunir os diversos interessados no tema, tendo por objetivo a construção de consenso sobre corridas de montanha e atividades correlatas.

Também foi realizada a renovação dos membros do Conselho para o mandato de julho de 2017 a junho de 2019, que ficou constituído pelas seguintes entidades: APA Federal da Serra da Mantiqueira, APA Federal Mananciais do Rio Paraíba do Sul, Floresta Nacional de Passa Quatro, Parque Nacional do Itatiaia, APA Estadual Fernão Dias – MG, Parque Estadual da Pedra Selada – RJ, UCs de Resende (APA da Serrinha do Alambari, PNM Cachoeira da Fumaça e PNM Rio Pombo), Instituto Oikos de Agroecologia, Crescente Fértil, Instituto SuperAÇÃO, Associação de Moradores do Bairro Jaguari de Cima, Associação Terras Altas da Mantiqueira, Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, Centro de Estudos da Microbacia do Alto Rio Preto e as RPPNs: Fazenda Renópolis, Pedra da Mina e Ave Lavrinha. Considerando que restaram vagas, sendo uma para UC federal, três para UC estadual, quatro para UC municipal, três para ONG e duas para RPPN, decidiu-se realizar nova chamada para preenchimento das vagas restantes, tendo como prazo final e improrrogável a próxima reunião, que se realizará no dia 23 de agosto, em Camanducaia-MG, sede da APA Fernão Dias.

CAM02530

CAM02553

CAM02544

CAM02559

Criado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria nº 351 de 11 de dezembro de 2006, tem o objetivo de integrar e ampliar as várias ações já existentes para a conservação do patrimônio natural e cultural da região e é composto por 23 Unidades de Conservação (UC) públicas localizadas na região, além de diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).  A área do Mosaico Mantiqueira abrange cerca de 729.138 hectares nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sendo que 434.108 hectares correspondem à Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira.

O Mosaico Mantiqueira integra o Corredor da Biodiversidade da Serra do Mar, onde também estão constituídos o Mosaico Bocaina e o Mosaico Central Fluminense, criados em 2006, além dos mosaicos Carioca e Mico Leão Dourado, mais recentes.