Mar . 2017


A 37ª Reunião Ordinária do Conselho do Mosaico Mantiqueira foi realizada no dia 22 de março na Câmara Municipal de Cruzeiro – SP. Na abertura, Elias Adriano (Associação Jaguamimbaba) deu boas vindas a todos, destacou a importância do Dia Mundial da Água e apresentou um histórico sobre o desenvolvimento da cidade de Cruzeiro. A Secretaria-executiva do Mosaico informou que foram encaminhados por correio ofícios para as 38 prefeituras localizadas no território do Mosaico e também para o Inea, Semads, Sema e Prev-fogo (Ibama), todos sem qualquer resposta, exceto o que foi enviado à Semads em virtude de ter havido apoio por parte da Raquel Costa (APA Fernão Dias) que encaminhou o mesmo diretamente ao responsável pelo setor.

Após diversos informes dos conselheiros, foi apresentado o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais enviado pela Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Previncêndio MG e em seguida Leonardo Cândido (Parque Nacional do Itatiaia) apresentou a proposta de manejo integrado do fogo, que realizará uma queima induzida no Planalto do Itatiaia na próxima semana, para a qual estão convidados interessados no tema.

Após, Jetther Bineli e Guilherme Russo, diretores da empresa de comunicação Direito de Expressão apresentaram um resumo da proposta de um documentário sobre a Serra da Mantiqueira, iniciativa por todos apoiada. Ao final, a reunião deliberou por elaborar propostas de participação do Mosaico no aniversário de 80 anos do Parque do Itatiaia  e prosseguir no levantamento de informações cartográficas para renovação do mapa do Mosaico. A próxima reunião do colegiado será realizada no dia 28 de junho na RPPN Ave Lavrinha, em Bocaina de Minas.